Blog

Padrão da Raça Chihuahua


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Filiada à Fédération Cynologique Internationale

TRADUÇÃO: Claudio Nazaretian Rossi.

PAÍS DE ORIGEM: México. DATA DE PUBLICAÇÃO DO PADRÃO OFICIAL VÁLIDO: 04.09.2019.

UTILIZAÇÃO: Animal de companhia.

CLASSIFICAÇÃO F.C.I.: Grupo 9 - Cães de Companhia.

Seção 6 - Chihuahua. Sem prova de trabalho.

Sergio Meira Lopes de Castro Presidente da CBKC Roberto Cláudio Frota Bezerra Presidente do Conselho Cinotécnico Atualizado em: 12 de fevereiro de 2020.

Importante: Essa tradução é apenas para gerar uma facilidade aos interessados que não dominam os idiomas oficiais da FCI. 3 St. FCI No 218 / 04.10.2019

CHIHUAHUA (Chihuahueño) BREVE RESUMO HISTÓRICO: O Chihuahua é considerado a menor raça do mundo; recebe o nome do maior estado da República Mexicana (Chihuahua), onde se supõe que viveu de forma selvagem e foi capturado e domesticado pelos indígenas durante a época da civilização “Tolteca”; ilustrações de um cão pequeno chamado “Techichi”, que habitou em Tula, foram incluídas na decoração de sua arquitetura, as quais eram muito similares ao atual Chihuahua.

APARÊNCIA GERAL: É um cão de corpo compacto, sendo de primordial importância fazer notar que a sua cabeça é em forma de maça e sua cauda é moderadamente longa, portada alta, arqueada ou em semicírculo, com a ponta direcionada para a região lombar.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: O comprimento do corpo é ligeiramente mais longo do que a altura na cernelha, desejando-se um corpo quase quadrado, especialmente nos machos, e se permitindo ser um pouco mais longo nas fêmeas pela função reprodutiva.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Rápido, alerta, inquieto e muito corajoso.

CABEÇA REGIÃO CRANIANA Crânio: Bem arredondado, em forma de maçã (característica especial desta raça). Stop: Bem marcado, profundo e largo, como resultado da testa protuberante sobre a inserção do focinho.

REGIÃO FACIAL Trufa: Moderadamente curta e apontando ligeiramente para cima; qualquer cor é permitida. 4 St. FCI No 218 / 04.10.2019 Focinho: Curto; visto de perfil, mantém uma linha reta, sendo mais largo em sua base e afinando até a ponta. Lábios: Secos e aderentes. Bochechas: Pouco desenvolvidas, muito secas. Maxilares / Dentes: Com mordedura em tesoura ou em torquês (em forma de pinça); os prognatismos superior ou inferior são seriamente penalizados, assim como qualquer deformidade maxilar ou mandibular. OLHOS: São grandes e redondos, muito expressivos, nunca proeminentes, completamente escuros. Os olhos claros são permitidos, mas não desejados.

ORELHAS: Grandes, eretas e sem dobras, e amplamente abertas; largas na sua base, afinando gradualmente até terminarem ligeiramente arredondadas nas pontas. Estando em repouso, formam um ângulo de 45º para os lados.

PESCOÇO Perfil superior: Ligeiramente arqueado. Comprimento: Mediano. Forma: Mais grosso nos machos que nas fêmeas. Pele: Sem barbelas; na variedade de pelo longo apresenta uma juba de pelos mais longos extremamente desejável.

TRONCO: Compacto e bem construído. Linha superior: Reta. Cernelha: Pouco marcada. Dorso: Curto e firme. Lombo: Fortemente musculoso. Garupa: Larga e forte, quase plana ou ligeiramente inclinada. 5 St. FCI No 218 / 04.10.2019 Peito: Com tórax largo e profundo, e costelas bem arqueadas; visto de frente, terá boa amplitude, sem excesso; visto de perfil, desce até os cotovelos; nunca em forma de barril. Linha inferior: Determinada por uma retração ventral, a qual deverá ser bem delineada. O ventre frouxo é permitido, mas não desejado.

CAUDA: Moderadamente comprida, de inserção alta, larga na sua base, afinando gradualmente até a ponta, é plana em sua aparência. O porte da cauda é uma característica importante da raça; em movimento, encontra-se elevada, arqueada ou em semicírculo, com a ponta direcionada para o lombo, dando equilíbrio ao corpo; nunca portada entre as pernas ou enroscada abaixo da linha do dorso. Coberta de pelo em harmonia com o resto do corpo, de acordo com a variedade. Na variedade de pelo longo, está coberta com pelo em forma de pluma; em repouso, é pendente e forma um ligeiro gancho.

MEMBROS ANTERIORES Aparência geral: Vistos de frente, aparecem em uma linha reta com os cotovelos; vistos de perfil, são bem aprumados. Ombros: Secos, moderadamente musculosos. Braços: Com uma boa angulação na articulação escápulo-umeral. Cotovelos: Firmes e aderentes ao corpo, permitindo liberdade de movimentos. Antebraços: Fortes, com bom comprimento. Metacarpos: Ligeiramente oblíquos, fortes e flexíveis. Patas anteriores: As patas são muito pequenas e ovaladas, com os dedos separados, mas não abertos (não são “pés” de lebre, nem tampouco “pés” de gato); as unhas são particularmente curvas e moderadamente longas, com as almofadas bem desenvolvidas e muito elásticas. Os “ergôs” são indesejáveis.

POSTERIORES Aparência geral: Bem musculosos, com ossos longos, bem aprumados e paralelos entre si, com boa angulação nas articulações coxofemoral (bacia), fêmuro-tíbio-patelar (joelhos) e tíbio-tarsiana (jarretes), em harmonia com os membros anteriores. 6 St. FCI No 218 / 04.10.2019 Metatarsos: Jarretes curtos, com tendões bem desenvolvidos; vistos por trás, estão separados, retos e verticais. Patas posteriores: As patas são muito pequenas e ovaladas, com os dedos separados, mas não abertos (não são “pés” de lebre, nem tampouco “pés” de gato); as unhas são particularmente curvas e moderadamente longas, com as almofadas bem desenvolvidas e muito elásticas. Os “ergôs” são indesejáveis.

MOVIMENTAÇÃO: Apresenta um passo longo e flexível, firme e ativo, com bom alcance anterior e muita propulsão posterior. Vistos por trás, os posteriores devem se manter quase paralelos entre si, colocando as patas dos membros posteriores nas pegadas dos anteriores. Os membros tendem a convergir em direção a uma linha central de gravidade, conforme aumenta a velocidade. Mostram grande elasticidade e liberdade, sem nenhum esforço, com a cabeça sempre erguida e o dorso firme. PELE: Lisa e elástica sobre toda a superfície corporal.

PELAGEM Pelo: Existem duas variedades nesta raça: • Variedade de Pelo Curto: É curto e bem assentado sobre todo o corpo, ligeiramente mais longo quando apresenta pelagem interna (subpelo); pelos escassos na garganta e no abdômen são permitidos; é ligeiramente mais longo no pescoço e na cauda, curto na cabeça e nas orelhas; a pelagem é brilhante e sua textura é macia. Não são aceitos os exemplares sem pelo. • Variedade de Pelo Longo: O pelo deve ser fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado; é desejada uma pelagem interna (subpelo) não muito denso. Apresenta pelo muito longo, em forma de franja, nas orelhas, pescoço, parte traseira dos membros anteriores e posteriores, patas e cauda. Não são aceitos os exemplares com pelo longo e ondulado. COR: Todas as cores são aceitas em todas as suas tonalidades e combinações, exceto o merle.

TAMANHO / PESO: A altura não deve ser levada em consideração nesta raça, somente o peso. 7 St. FCI No 218 / 04.10.2019 Peso: O peso deverá ser entre 1 e 3 kg. O peso ideal é entre 1,5 kg e 2,5 kg. Serão desqualificados os exemplares cujo peso seja inferior a 1 kg ou superior a 3 kg.

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. • Falta de peças dentárias. • Dentes duplos (persistência de dentes temporários). • Maxilares deformados. • Orelhas pontudas. • Pescoço curto. • Corpo longo. • Dorso selado ou carpeado (lordose ou xifose). • Garupa caída. • Peito estreito; costelas achatadas. • Cauda mal implantada, torcida ou curta. • Membros curtos. • Cotovelos para fora. • Posteriores juntos.

FALTAS GRAVES • Crânio estreito. • Olhos pequenos, profundos ou protuberantes. • Focinho longo. • Prognatismo superior ou inferior. • Luxação de patela.

FALTAS DESQUALIFICANTES • Agressividade ou timidez excessiva. • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado. • Cães tipo veado (cães com estrutura atípica ou extremamente estilizada: cabeça refinada, pescoço longo, corpo delicado e membros longos). • Exemplares com moleira aberta. • Orelhas caídas ou curtas. • Mordedura deformada. • Cães que apresentam um pelo muito longo, fino e ondulado na variedade de pelo longo. 8 St. FCI No 218 / 04.10.2019 • Ausência de pelo (alopecia) na variedade de pelo curto. • Na variedade de pelo longo: cães com pelo muito longo, fino e ondulado. • Na variedade de pelo curto: ausência de pelo (alopecia). • Exemplares de cor merle. • Peso inferior a 1 kg ou superior a 3 kg.

NOTAS: • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal. • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução. As últimas modificações estão em negrito. 9 St. FCI No 218 / 04.10.2019

ASPECTOS ANATÔMICOS crânio inserção da cauda dorso lombo garupa cernelha escápula pescoço crista nuca orelha olho stop cara cana nasal trufa focinho maxilar superior queixo maxilar inferior comissura labial bochecha garganta ponta do ombro ponta do peito braço esterno antebraço punho metacarpo pata anterior cotovelo peito /caixa torácica linha inferior flanco l





Entre em contato