Blog

CRIAR É UMA ARTE

CRIAR É UMA ARTE
Me desculpem os que discordam desta afirmação, mas eu creio com firmeza nisso.
E mesmo que você não concorde, acompanhe o meu raciocínio...
O que é Arte:
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção.
Por definição, “CRIAR: verbo transitivo direto / Originar / Provocar a existência de...”
Existem outras definições, mas quero aqui ser o mais simples e direta o possível.
Um CRIADOR DE CÃES “provoca a existência de”. Ponto.
Se for um CRIADOR DE CÃES DE RAÇA responsável e comprometido com a raça pela qual é a APAIXONADO, então ele estuda, investe, cuida e trabalha incansavelmente para provocar e existência de exemplares que se encontrem, em sua grande maioria o mais próximos, possivelmente, do padrão de perfeição desta raça nos quesitos morfológicos (estrutura e tipicidade), comportamentais e de saúde.
E esta PAIXÃO lhe move.
E esta paixão lhe traz satisfação e prazer indescritíveis quando ele olha para “o seu quintal” ou “o seu sofá” e enxerga aquele cão que nasceu do seu sonho e do acasalamento que ele planejou, nasceu literalmente nas suas mãos e diz para si mesmo: QUE BELEZA DE CÃO!
Não distorça o sentido das palavras, por favor. Todos os cães são belos e maravilhosos, independentemente de ser de raça pura ou não.
Mas me refiro aqui a beleza que consiste no fato deste cão estar carregando em si aquelas características que mencionei antes e que garantem a perpetuação/preservação daquela raça.
É um trabalho artesanal.
É a busca insana pelo ideal de beleza da raça.
É um trabalho que exige criatividade e reinvenção diariamente.
É UMA ARTE.
Cláudia Barcellos
Apaixonada, Catadora de Cacas e Criadora de Cães

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.